Chicama – Puerto Malabrigo

História:

Chicama é um porto e uma pequena cidade costeira no noroeste do Peru, localizada na região de La Libertad, no norte da cidade de Trujillo. A cidade da praia também é chamada de Puerto Malabrigo. Chicama é conhecida como a esquerda mais longa do mundo e a distância total de “The Point” até o “pier” é de cerca de 2.2km.
Moradores consideram a onda mais longa do mundo e chamam as ondas de Chicama, do topo do Cabo até o Píer tem vários nomes “Malpaso”, “Keys”, “The Point”, e “El Hombre”. Em outros momentos, outros nomes foram dados, mas estes são os nomes dos locais. “The Point” é considerada a melhor parte da onda e é a mais famosa, que quebra por cerca de 1 km e segura até de 6 pés de tamanho (escala havaiana), para andar mais do que tudo isso e ir até o pier (cerca de 2.2 km) em uma única onda precisa-se de um swell maior que 6 pés, o que é bastante raro.

Informações do pico:

A onda tem boa formação, rápida e moderadamente cavada, quebrando sobre a areia, mas não muito tubular, a menos que o swell seja médio grande (por exemplo, maior que 6 pés). Quanto maior as ondas, em geral, melhor a onda é em The Point, principalmente quando esta maior que 10 pés havaianos de escala (ou seja, cerca de 20 metros de faces).  A onda tende a acelerar e desacelerar alternadamente e é raro surfar uma única onda ao longo de todo comprimento.

Ventos em Chicama são constantes, mas o swell é geralmente incompatível. Ela precisa de vento Sul e um bom swell para quebrar e os melhores dias são raros. Os tamanhos de onda no ponto principal são cerca de metade do tamanho do swell em mar aberto e as ondas de menos de 4 pés no pico (ou seja, 8 pés nas paradas swell) tendem a ser muito fraco e lento. O melhor surf é entre Semana Santa (Semana Santa) e durante os meses de inverno no hemisfério sul, por volta de setembro, quando as grandes tempestades no Roaring Forties direcionar suas energias para ondas no Peru.

Dica:
A água é fria (17-22° C), como em grande parte do Peru, devido às correntes frias do sul. O clima é quente (15-28° C), porém o frio do vento é um fator, criado pelo efeito Venturi. Uma roupa de borracha de 2-3 mm é o recomendado, assim como botas de caminhada até a praia.
Chicama fica cerca de 560 km ao norte de Lima por via aérea e 94 km a noroeste da cidade de Trujillo. Vários operadores turísticos e guias estão disponíveis para levá-lo até lá. Há ônibus e táxis coletivos emLima e Trujillo. O Alojamento é a alimentação são precários e estão disponíveis em Puerto Malabrigo.

Curiosidade do pico:
Uma nota interessante é que, além de pescadores locais “Caballitos de Totora”, outros surfistas poderão ter o surf em Chicama montado há muito tempo. Casa Grande, a maior plantação de açúcar no Peru está localizado no Vale do Rio Chicama. Recentemente, um surfista peruano visitando antigos armazéns da Casa Grande encontrou várias pranchas de madeira, aparecendo a data a partir da década de 1930 ou anterior. É provável que os gerentes de engenho de açúcar ou pesquisadores do Havaí visitaram ou trabalharam na Casa Grande durante os anos 1920 e 1930. Vendo as ondas fabulosas, eles construíram pranchas para desfrutar do seu desporto. Mantiveram Chicama um segredo até 1965.

Imagens do pico:

Videos do pico:

– Surf em chicama

-Chicama The Point

Localização do pico:

Exibir mapa ampliado

Você conhece esse pico, já esteve lá, pegou as ondas? conte a sua história e ajude-nos a melhorar essa informação colabore com seu comentário de sugestão, crítica, dúvida etc.


Become A Sponsor!
If you have a product or service that is a good fit for our surf community, we have opportunities for you to sponsor this blog! Download our media kit now!

Leave a Reply

Your email address will not be published.